sábado, 22 de setembro de 2012

Meu vestido azul!

Como falei no post anterior, me formei no dia 20 de janeiro deste ano, em Artes Visuais.

Confeccionei meu vestido como se fizesse a decoração de um bolo de aniversário, com muito carinho, pois a renda exige uma certa delicadeza e muita, mas muita criatividade na sua versatilidade!!!

A ideia inicial era fazer um vestido que eu pudesse mudar de uma hora para outra na minha festa de formatura, combatendo ao calor (que já estava previsto) que eu sentiria. Queria que fosse longo, pois este comprimento guarda um certo requinte. Porém, gostaria de uma peça que eu pudesse usar em outras ocasiões, por isso a necessidade de ele ser curto, que é mais casual.

Me inspirei no trabalho que desenvolvi na Universidade para a disciplina de História da Moda e Acessórios, intitulado: Vestidos de Anita. Seguem algumas rafs realizadas para o trabalho e utilizadas para o meu vestido de formatura:



O trabalho partiu de um estudo sobre a história da indumentária gaúcha, fazendo um paralelo com a produção de moda da estilista Juliana Jabour.


Da esquerda para a direita: Estancieira gaúcha, China das Vacarias, Mulher Gaúcha e Prenda Tradicionalista.
(Fonte das figuras: Livro “A Indumentária Gaúcha”, de Antonio Augusto Fagundes, p. 38, 40, 42 e 44)



 Coleção Outono/Inverno 2011 de Juliana Jabour.


Escolhi as características que eu queria no vestido...
Cor, leveza, transparência e o modelo.
... e então comecei a confecção do vestido propriamente dita!



Primeira prova e o resultado final já na festa.

No link abaixo, vocês podem visualizar todos os detalhes de como foi a formatura e fotos onde aparece a minha linda obra: Meu vestido azul! 

Abraços e até o próximo post!!!

Bolsas que carregam carinho!

Oiee... passei aqui para mostrar mais uma arte que ando fazendo pela Don'Annita!


Depois de me inspirar no tubo de botões que herdei da minha tia-avó, procuro os tecidos que mais combinam... é como se no meio de tantos detalhes de aviamentos a peça surgisse na minha cabeça. Então, como esculpir, eu vou unindo o pouquinho do que sei de costura com meu amor pela arte.


Tentei fazer colada, mas não adianta... A costura deixa muito mais firme e bem acabada a peça.
Com botões de imã (e muito incentivo) que ganhei da minha amiga Gabi Dalla Costa, eu criei esta com estampa de Mamuskas.
Mas ainda assim, gosto do fechamento do elástico + botões, dá um chame diferente...
Tem algumas particularidades delas que ainda estou desenvolvendo, como surpresas que virão dentro deste bolsinho interno (um pouco de arte, é claro) mas por enquanto é isso!!!
A dona inspiradora desta bolsa floral: Minha dinda!

Abaixo eu coloco para vocês olharem a primeira de todas as bolsas, feita com caixinha de leite e cola. 
Foi legal experimentar materiais diferentes, pois fui testando várias possibilidades. Aqui tive a ideia do elástico + botão, pois não tinha como fechar. Foi neste momento que entendi que minhas bolsas teriam que carregar um pouco da minha história. Todos os botões são do tubo que herdei da minha tia-avó. Pequenos tesouros que compartilho com quem adquiri uma peça minha. Mais do que um acessório, adquiri um carinho!

Retalho de tecido floral que sempre me inspirou a fazer alguma coisa. Tinha ele guardado desde que fazia roupinhas para minha Barbie e agora ele virou um acessório de destaque nos meus look's.




Peça pronta! 


Espero que tenham gostado...

Abraços e até o próximo post!